Sua empresa tem feito algo para abordar a temática da Ameaça Interna?

O Relatório Global sobre o Custo de Ameaças Internas de 2020, elaborado pelo Ponemon Institute, com o objetivo de melhor entender os custos diretos e indiretos resultantes de Ameaças Internas, entendidas aqui como funcionários ou terceirizados descuidados ou negligentes, funcionários maliciosos ou funcionários que realizam o roubo de credenciais de acesso, chegou às seguintes conclusões:

Nos três tipos de Ameaças Internas acima apresentados, observou-se um significativo aumento no custo e na frequência de ocorrência entre 2018 e 2020. De uma forma geral, houve um aumento de 31% no custo geral de Ameaças Internas, de US$ 8,76 milhões em 2018 (Ponemon) para US$ 11,45 milhões em 2020.

Além disso, o número de incidentes com Ameaças Internas aumentou 47%, de 3.200 em 2018 (Ponemon) para 4.700 em 2020.


Esses dados revelam que o risco das Ameaças Internas associado à segurança cibernética se apresenta persistente, aliado ao fato de que o assunto continua sendo muito mal abordado nas organizações, quando em comparação como o risco associado às Ameaças originadas no meio externo.

Para o estudo, o Ponemon Institute entrevistou 964 profissionais de TI e segurança de TI em 204 organizações na América do Norte (Estados Unidos e Canadá), Europa, Oriente Médio, África e Ásia-Pacífico. Cada uma dessas organizações passou por um ou mais eventos materiais causados por Ameaça Interna, um insider malicioso dentro de suas estruturas.

O estudo teve como foco as organizações empresariais com um quadro de funcionários global superior a 1.000.


A IntellConn pergunta aos Gestores de Riscos Corporativos, de TI, Compliance, Prevenção de Fraudes, Prevenção de Perdas, dentre outros atores importantes nesse contexto: Sua empresa tem feito algo para abordar a temática da Ameaça Interna?


Conheça mais sobre o Programa de Prevenção da Dimensão Humana do Risco, cujo foco principal é auxiliar as organizações na Gestão do Risco de Ameaça Interna. Entre em contato com um de nossos analistas. Será um prazer atendê-los.


0 visualização0 comentário